facebook youtube

 

A processionária-do-pinheiro Thaumetopoea pityocampa Schiff é um inseto desfolhador, que pode parasitar todas as espécies de Pinus e Cedrus.

Entre Janeiro e Maio, a lagarta do pinheiro ou processionária é um insecto cujo principal hospedeiro é o pinheiro (manso ou bravo).

Estas lagartas são bastante nefastas pois injectam substâncias tóxicas na pele ou mucosas provocando reacções de hipersensibilidade, que podem causar necrose ou até mesmo ser fatais.

Os ataques variam de intensidade consoante o nível populacional, o qual é fortemente influenciado pelas condições meteorológicas (temperatura e insolação), pelo conjunto de inimigos naturais (insetos parasitóides e predadores, fungos, bactérias, vírus e aves) ativo em cada estádio aéreo ou subterrâneo da praga e pela qualidade e quantidade de alimento, da qual depende a fecundidade das fêmeas.

Em termos de saúde pública, a processionária pode constituir um grave problema nos anos de fortes ataques e junto a locais habitados ou frequentados pelas populações.

As crianças e os cães são os principais afectados, pelo que se vir ninhos de lagarta do pinheiro deve tomar as medidas de controlo necessárias.

Portanto, quando for passear o seu cão em zonas florestais com pinheiros, esteja atento!

Marcar e partilhar

Os nossos parceiros

vetrinarea.jpgcaparicavet.jpgbichochic.jpgvetrinarea.jpgcaparicavet.jpgbichochic.jpg

© 2017 Centro Canino e Felino Val de Palmela. Todos os direitos reservados | Gestão de Conteúdos